PARTO DA GATA
Uma semana antes do parto, o dono deve definir onde a cria nascerá. Coloque uma caixa de papelão ou madeira de bom tamanho para acomodar confortavelmente a fêmea e a ninhada. Um dia antes do parto, a gata pára de comer e vai procurar a sua caixa.
O parto começa com as contrações, mas, se a fêmea estiver fazendo força por muito tempo ou perder mais de uma colher de sopa de sangue e nenhum filhote nascer, solicite intervenção veterinária.
Depois de dar a luz ao primeiro filhote, o intervalo entre os nascimentos pode ir de 10 minutos a duas horas. A própria mãe corta o cordão umbilical, lambe o filhote para estimulá-lo e secá-lo.
Pode ser que a gata coma a placenta, pois, por instinto, a fêmea mantém o ambiente limpo, para não atrair predadores.
Fique de olho também na atitude da mãe. Algumas são menos hábeis e há aquelas que rejeitam a cria. Nesse caso, procure uma gata lactante que aceite os filhotes ou, então, ofereça leite na mamadeira, de hora em hora. A ausência da mãe faz com que você tenha de massagear e estimular os gatinhos a defecar.
As gatas tem o seu parto como nós mas o ciclo reprodutivo é difrente pois demora menos tempo mais ou menos exactamente 1 mês ou dois mas isso muda por raça de gata. A depois de dar a luz ao primeiro filhote, o intervalo entre os nascimentos pode ir de 10 minutos a duas horas. A própria mãe corta o cordão umbilical, lambe o filhote para estimulá-lo e secá-lo.
REGRAS:
-Se possível meta a gata e as suas crias dentro de uma caixa ou caixote com fundo macio.
-Água ao pé.
-Comida ao pé.
-Tente Mantêla no Local do Parto.
-Cuidado pois não meta muita fundura na quantidade de água as crias podem afogar-se.
-Não toque no bebé até ele fazer exactamente 4 semanas
Mas porque não podemos tocar?Porque o cheiro da mãe fica no filho e nós temos um cheiro diferente isso não só acontece nos gatos como acontece na maioria, coelhos,cães...Isso faz com que a mãe não queira amamentar a cria e cuidar dela o que pode levar á morte da cria.
Deve-se dar leite e comida com vitaminas para que a gata mantenha as forças.
A partir do parto, a gata vai passar o dia todo na caixa, saindo apenas para fazer as suas necessidades. Coloque água e comida perto para que não deixe os filhotes sozinhos cuidado com a quantidade de água e altura pois as crias podem afogar-se. A própria mãe encarrega-se da limpeza da cria e da caixa, lambendo os genitais e ânus dos filhotes e comendo os dejetos.
O MUNDO É BELO!
Aos 15 dias, os bebês já estão com os olhos abertos e dão os primeiros passos. A partir dos 45 dias, já podem ficar distantes da mãe - embora seja recomendável que isso aconteça apenas a partir dos 60 dias.
Cuidado para não separar todos de uma vez, pois a fêmea pode ficar desesperada procurando a cria. Sem os "consumidores", o leite vai empedrar, podendo provocar mastite (inflamação das mamas, com febre, perda de apetite e dor).
É POSSIVEL O IRMÃO ACASALAR COM A IRMÃ OU A PRÓPRIA MÃE COM UMA CRIA JÁ ADULTA?
Sim é possivel.Não só nos gatos, mas em todos também.